A maioria dos professores de yoga começa praticando yoga como hobby ou atividade física enquanto trabalha na sua área de formação. Se encanta com a prática e decide aprofundar seus estudos. Faz uma formação em yoga (geralmente sem ter intuito de dar aula) e depois, aos poucos, começa a dar aulas nas horas vagas. Só então começa a fazer uma transição de carreira, muitas vezes tendo dois trabalhos por anos. Até que finalmente decide ser professor de yoga em tempo integral.
Essa não é a minha história.
Começou em 2014. No mês seguinte à minha formatura em Comunicação Social (Relações Públicas) na PUCRS em 2014, fui numa aula de yoga. Sou naturalmente flexível e a prática me encantou. Me fez sentir muito capaz e ao mesmo tempo desafiada.
Eu praticava sempre que eu podia, e minha professora Monica Ikeda era (e continua sendo) maravilhosa. Interessada em aprofundar mais os estudos em Ashtanga Yoga, em 2017 fui com a minha professora fazer um workshop em São Paulo com outra professora que é uma inspiração: Kathy Cooper. Meses depois, minha professora ia viajar e me perguntou se eu não gostaria de dar aulas. Eu nunca tinha pensado nisso.
Na época eu não estava trabalhando e essa ideia me pareceu inusitada e ao mesmo tempo muito acertada. Durante duas semanas substitui todas as aulas dela. Dando aula para minhas colegas inclusive. E foi maravilhoso. Um despertar.
A partir daí continuei dando aulas e tive a certeza de que essa seria a minha profissão para o resto da vida.
No ano seguinte, já tendo alunas próprias, fiz um curso de formação para aprofundar meus estudos. E desde então sigo fazendo cursos e workshops. Adoro estudar.
Expandi minha área de atuação em janeiro de 2020 passando a dar aulas de yoga online e em 2022 a ensinar outros professores de yoga.
Digo que a minha trajetória não é como a da maioria porque me tornei professora graças ao olhar amoroso e incentivador da minha própria professora.
Passei de aluna à professora em tempo integral através da prática e do exemplo.
Há 9 anos pratico yoga e há 6 anos sou professora.
Seja online, presencialmente ou pelo canal do YouTube, posso servir de meio para que outras pessoas sintam todos os benefícios que eu mesma senti e ainda sinto cada vez que piso no meu tapete. E isso é uma honra.
Comments